Projeções Cartográficas


Projeções Cartográficas

Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) num plano (o mapa), ou seja, trata-se de um "sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode ser desenhado um mapa" (Erwin Raisz.Cartografia geral. P. 58).

O grande problema da cartografia consiste em ter de representar uma superfície esférica num plano, pois, como é sabido, a esfera é um sólido não- desenvolvível, isto é, não-achatável ou não planificável. Assim, sempre que achatarmos uma esfera, necessariamente ela sofrerá alterações ou deformações.

Experimente, por exemplo, cortar uma laranja ao meio e depois pressionar (achatar) uma dessas partes sobre uma superfície plana.

Isso quer dizer que todas as projeções apresentam deformações, que podem ser em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos. Assim, cabe ao cartógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa.

A maior parte das projeções hoje existentes deriva dos três tipos ou métodos originais, a saber: cilíndricas, cônicas e planas ou azimutais.

projeção cilíndrica resulta da projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que é posteriormente desenvolvido (planificado). Esse tipo de projeção:

  • apresenta os paralelos retos e horizontais e os meridianos retos e verticais;
  • acarreta um crescimento (deformação) exagerado das regiões de elevadas latitudes;
  • é o mais utilizado para a representação total da Terra (mapas-múndi).

projeção cônica resulta da projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado. Esse tipo de projeção:


  • apresenta paralelos circulares e meridianos radiais, isto é, retas que se originam de um único ponto;
  • é usado principalmente para a representação de países ou regiões de latitudes intermediárias, embora possa ser utilizado para outras latitudes.


    projeção azimutal resulta da projeção da superfície terrestre sobre um plano a partir de um determinado ponto (ponto de vista). De acordo com Erwin Raisz (famoso cartógrafo americano), as projeções azimutais são de três tipos: polar, equatorial e oblíqua. Elas são utilizadas para confeccionar mapas especiais, principalmente os náuticos e aeronáuticos.



Alguns dos mais conhecidos tipos de projeção cartográfica.

Projeção de Mercátor


Idealizada no século XVI, a projeção cilíndrica de Mercátor tornou-se a preferida dos navegantes por ser a única em que as direções podiam ser traçadas em linha reta sobre o mapa.
Nessa projeção, os paralelos e os meridianos são linhas retas que se cruzam formando ângulos retos. Pertence ao tipo chamado conforme, porque não deforma os ângulos. Em compensação, as áreas extensas ou situadas em latitudes elevadas aparecem nos mapas com dimensões exageradamente ampliadas.


Projeções de Mollweide e Aitoff


Essas projeções são do tipo equivalente, isto é, conservam a proporção ou equivalência das áreas representadas em detrimento da forma. Nelas, os paralelos são horizontais e estão de tal modo espaçados que cada área limitadas por dois deles conserva a mesma proporção da área real, embora possa variar muito no tocante à forma. Elas têm formato elíptico e são muito utilizadas para a confecção de mapas-múndi.


Projeção interrompida de Goode


A projeção interrompida ou descontínua do professor norte-americano Paul Goode é um tipo diferenciado de projeção idealizado pelo autor com a finalidade principal de mostrar a equivalência das massas continentais e oceânicas. Para tanto, os mapas que apresentam esse tipo de projeção trazem as referidas massas interrompidas ou descontínuas.

5 comentários:

  1. Boa noite, Prof. Ronildo!
    Meu nome é Adriana, sou artista plástica.
    Pesquisando sobre desenho do mapa mundi, encontrei suas explicações sobre projeções cartográficas, que estão sendo muito úteis. Fui chamada para realizar um painel em mosaico do mapa mundi em duas calotas que serão construídas no chão de uma praça. Essa calota tem 0,8m de altura, e 7m de diâmetro em planta.Em sua opinião, qual projeção seria mais aconselhável eu usar para ampliar o desenho?
    Espero que possa me ajudar, e desde já, agradeço sua ateção.
    Adrana

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Adriana!
    Ficou feliz em saber que as informações do meu blog estão te ajudando nesse trabalho que você está realizando, bom quando a sua pergunta, a melhor projeção para ser utilizada no seu projeto é a de Mollweide e Aitoff, também seria muito bom se você coloca-se as massas continentais em auto-relevo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Prof. Renildo.
    Obrigada pela dicas. O trabalho ainda será confirmado, enquanto isso, aproveito para intensificar minhas pesquisas.Suas informações estão sendo de muita utilidade.
    Tenha um ótimo fds.
    abs.

    ResponderExcluir
  4. Oi professor qual desses mapas é pra copiar no caderno ? Que você mandou pesquisar aqui no Blog com o tema projeções cartográficas e copiar 3 mapas quais são esses mapas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Amanda é para fazer a projeção Cilíndrica, Cônica e Azimutal.

      Excluir